O projeto


    O presente projeto desenvolver-se-á em parceria feita entre a proponente, Camila Stefanon da Silva, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, localizada no bairro Santa Rita, e tem por objetivo confrontar o pensamento acerca de literatura dos jovens participantes com as novas mídias literárias e novas propostas de produção textual baseadas em histórias já existentes, a saber, fanfictions. 
   Em trabalho realizado na escola sede com alunos de ensino fundamental matriculados na modalidade EJA (Ensino de Jovens e Adultos), chegou-se a conclusão de que os alunos não se sentiam muito interessados pelas disciplinas ligadas à leitura e produção textual. Partindo dessa realidade e unindo a vontade da proponente de desenvolver um trabalho de reconhecimento do papel de sujeito na produção escrita, pensou-se o desenvolvimento de uma oficina de leitura, discussão e produção textual, a fim de desenvolver como produto final a publicação de uma revista de fanfictions escritas pelos participantes da oficina e a apresentação de uma adaptação para vídeo de uma dessas histórias.
   As bases teórico-metodológicas da oficina se darão a partir das propostas lingüísticas da análise do discurso proposta por Mikhail Bakhtin (1993) e a teoria da enunciação de Émile Benveniste (2006). Em ambos os trabalhos, tomamos a proposta de ambos os autores na evidência do papel da linguagem na constituição do. Pensar educação, em nossa opinião, é antes de tudo pensar o Ser humano e com que fatores é possível colaborar para a efetivação desse Ser enquanto Sujeito. Nessa visão, o homem é entendido como um ser social que está no mundo e usa da Língua para significá-lo. O mundo, por sua vez, é preenchido de cultura e assim, pensar Língua também é pensar a cultura da sociedade. A oficina proposta é pensada, também, como uma maneira de relacionar a cultura social dos participantes com a literatura reconhecida, e uma forma de alçar esse participante ao lugar de proponente e autor de uma obra literária. 
  No que diz respeito às artes literárias, temos como base as propostas trazidas pela Estética da Recepção. Entende-se Recepção pela relação do autor com a obra e a amplitude do tema inclui a análise sociológica, histórica, psicanalítica e hermenêutica dos fatores que envolvem o tempo de produção da obra e do efeito de leitura. 
   Nessa perspectiva, o leitor passa a ter papel fundamental na obra, sua interpretação será ponto determinante para o reconhecimento do literário. Deixa-se de pensar na intenção pura do autor para compreender que a obra literária apresenta espaços que serão preenchidos por aquele que lê. LOBO (1985), afirma que: “o leitor diante dos vazios do texto, isto é, espaços abertos para a plurissignificação”. O que nos faz acreditar na pertinência dessa teoria é sua capacidade de dar ao texto literário, significados a partir da ênfase na construção de leitura de cada leitor. 
   Por fim, tendo em vista essas propostas, pensamos que refletir junto com os participantes novas visões para a literatura e construir com eles a ressignificação do objeto lido para a constituição de um novo produto viabilizará o auto-reconhecimento desse sujeito que lê e que propõe aos seus interlocutores como alguém que é capacidade para atuar no âmbito da linguagem, e, por conseqüência, na sociedade em que está inserido. Um sujeito que se reconhece dotado de voz que merece ser escutada também é um sujeito que é capaz de tomar seu lugar enquanto ator social e que pode também refletir, interferir e propor novas leituras para seus contextos sociais a fim de promover ambientes de paz e socialização.
  As aulas das oficinas serão ministradas por Camila Stefanon da Silva e Helen Carvalho da Silva. As duas oficineiras, hoje professoras, já foram alunas da escola parceria durante o ensino fundamental. A primeira é graduanda do curso de Pedagogia da ULBRA – Campos Guaíba e possui experiência com docência nos mais diferentes níveis de ensino. A segunda oficineira é licenciada em Letras pela UFRGS e tem experiência desde 2008 no ensino de língua portuguesa, língua inglesa e literatura para alunos da modalidade EJA. 
   As atividades da oficina serão ministradas semanalmente durante o período de outubro de 2011 a março de 2012 e serão sediadas nas dependências da escola.